Oi, gente!
Sempre economizei nas postagens e com o doutorado o tempo está ainda mais curto! Mas vamos lá! Neste post trago para vocês uma atividade de leitura, escrita, produção e compreensão oral e de quebra muito vocabulário. Leciono no ensino médio com o livro Summit 1A (Joan Saslow e Allen Ascher) da Pearson e estou vendo com a minha turma de 2º ano a unidade 2: Musical Moods. A atividade foi feita para familiarizar os alunos com o gênero Resenha.
Assunto: Música
Gênero: Resenha crítica
Habilidades: leitura, escrita e produção oral
Estruturas: orações adjetivas e construção de sentenças
Preparação antes da aula:
1. pesquise resenhas (críticas) de CD, DVD, shows na internet (eu escolhi estes)
http://www.metacritic.com/music
http://www.telegraph.co.uk/culture/music/cdreviews/
http://www.allmusic.com/
2. Selecione um número de resenhas proporcional ao número de alunos. Você pode optar por trabalhar em duplas, em grupos de 3, 4 e até 5 alunos, dependendo da extensão da resenha.
3. Copie e cole as resenhas em um documento do word e formate para que todas tenham a mesma apresentação.
4. Imprima as resenhas.
Na aula:
1. Explique a atividade (antes de entregar os textos!)
a. cada grupo receberá uma resenha e deverá escrever no mínimo 4 sentenças informativas (em inglês) para que os demais grupos descubram quem é o artista resenhado.
b. para aumentar o desafio, as sentenças têm de ser lidas da mais difícil à mais fácil.
c. o grupo que conseguir que os demais descubram somente nas sentenças finais será o vencedor!
2. Divida os grupos.
3. Distribua as resenhas (cada grupo terá uma resenha diferente para ler).
4. Determine o tempo de leitura e elaboração de sentenças. (até 10 min, dependendo do nível da turma)
5. Cada grupo, no seu turno, lerá as sentenças até que outro grupo consiga adivinhar de quem se trata.
Em casa:
Os alunos devem escrever uma resenha de um de seus CDs ou DVDs de artistas brasileiros com base nos exemplos que leram em sala de aula com o objetivo de promover o trabalho do artista nacional. Restrinja o número de palavras (70 a 90) para que eles aprendam a selecionar as informações mais relevantes que devem compor o texto. Os melhores textos podem ser publicados no blog da escola!
Vocabulário: possivelmente, haverá muitas palavras novas para os alunos, caso a escola permita, deixe que procurem as definições nos celulares.
Sugestão: após a atividade, você pode passar um vídeo ou apenas ouvir alguma canção mencionada em uma das resenhas.
Experimente e compartilhe aqui!
Um abração!
Take care!
W E L C O M E !
Olá pessoal! Este blog é para vocês, professores, alunos e amantes do ensino de inglês! Aqui, eu compartilho minhas ideias, descobertas, atividades e trabalhos dos meus alunos. Comente e dê sugestões! Grata pela visita e por usar este blog! Deus os abençoe! Angela.
Hi everyone, this blog is for you, teachers, students and ELT lovers! Here, I share my ideas, findings, activities and my students' works. Feel free to comment and suggest! Thank you for visiting and using this blog! God bless you! Angela.
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