Some cool websites for lab classes!
PROVA ORAL
Primeira prova oral para os alunos do curso Iniciante A (Colégio Militar de Fortaleza).
Após um mês de aula, nossa primeira provinha oral.
Objetivos de aprendizagem a serem avaliados:
- Utilizar os artigos A e AN.
- Elaborar sentenças (afirmativa e negativa) com verbo to be e profissões.
- Utilizar corretamente os pronomes He, She, They com a forma correspondente do To BE.
- Identificar e produzir diálogos estudados durante as lições.
Em duplas, os alunos aproximam-se da mesa do professor e colocam os cartões com os artigos diante das palavras dispostas na mesa. 3 palavras para cada aluno.
Em seguida, os alunos observam fotografias de famosos e cada um elabora duas frases sobre a pessoa da foto escolhida (ex. Paulo Coelho: He is a writer. He's not an athlete).
O professor coloca as funções linguísticas nas faces do dado. Em seguida, joga o dado e a dupla apresenta o diálogo da função lançada.
Atenção: a avaliação é individual.
Quem tem medo de listening comprehension?
Os alunos sempre reclamam durante atividades de compreensão oral (listening exercises), mostram-se impacientes e, muitas vezes, frustrados.
"Não tô entendendo nada."
"Só entendi algumas palavras soltas."
"É muito difícil, professor."
"Só acerto se ouvir dez vezes!"
De fato, a compreensão torna-se difícil por uma série de razões, como por exemplo:
- agrupamentos;
- redundâncias;
- formas reduzidas;
- linguagem coloquial;
- dicção dos falantes;
- tonicidade;
- entonação;
- Reactive - compreender a pronúncia para repetir.
- Responsive - processar as várias informações dadas pelo professor em classe.
- Intensive - focalizar um só componente do que se ouve.
- Selective - compreender informações específicas como nomes, endereços, direções, datas, fatos,eventos, etc.
- Extensive - compreender a ideia geral.
- Interactive - engloba as anteriores.
Antes de passar a gravação
- Explore o tema com os alunos.
- Liste, com a turma, o vocabulário que poderá ser utilizado.
- Deixe claro o que a questão está pedindo.
- Liste possíveis respostas com a turma.
- Deixe claro que
Durante a gravação - devem ficar em silêncio e atentos enquanto ouvem.
Após a passagem - confira as respostas com os alunos, verificando as estratégias utilizadas por eles.
Você pode conferir um toque lúdico à atividade. Passe a gravação mais uma vez e ao ouvirem a resposta gritam STOP e a resposta. Anote a resposta no quadro.
Boa aula :)
Need Halloween Activities?
Aproveitem! Have fun with cultural activities.
http://www.english-4kids.com/festivals.html
http://www.eslflow.com/Halloweenlessons.html
http://www.eslkidstuff.com/HalloweenGames.htm
http://www.elcivics.com/halloween
http://bogglesworldesl.com/halloween_worksheets.htm
Hot links for teachers
http://www.elllo.org/
http://www.teachingenglish.org.uk/
http://www.onestopenglish.com/
http://www.english-to-go.com/
http://www.puzzlemaker.com/
www.tefl.com/
www.englishjobmaze.com/
www.its-online.com/
www.eduplace.com/tales
http://www.its-myworld.com/
www.freerice.com/
http://www.mapasmentais.com.br/
http://moviesegmentstoassessgrammargoals.blogspot.com/
www.mapasequestoes.com.br/home/
http://www.letslets.com/
http://www.sundayschoolprintables.com/
http://www.toolsforeducators.com/
Revistas
APRENDIZAGEM
http://www.editoramelo.com.br/?page_id=3
AVENTURAS NA HISTÓRIA
http://historia.abril.uol.com.br/
EDUCAÇÃO
http://revistaeducacao.uol.com.br/
GALILEU
http://revistagalileu.globo.com/
HISTÓRIA VIVA
http://www2.uol.com.br/historiaviva/
NEW ROUTES
http://www.disal.com.br/
NOVA ESCOLA
http://revistaescola.abril.com.br/
PÁGINAS ABERTAS
http://www.paulus.com.br/periodicos/paginas.php
QUERUBIM
http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/
O professor está sempre errado
Este texto foi lido para mim pelos meus alunos do curso de inglês IBEUCE - SAT (1997). Uma daquelas turmas inesquecíveis! Meu Dream Team! Coincidentemente, encontrei-o, hoje, na Internet como parte de um texto que vale a pena ler. Confira mais textos do professor Sthefan Berwanger
Quando…
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um coitado.
Tem automóvel, chora de ‘barriga cheia’.
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta às aulas, é um “Caxias”.
Precisa faltar, é ‘turista’.
Conversa com os outros professores, está “malhando” os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama à atenção, é um grosso.
Não chama à atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances do aluno.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a ‘língua’ do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, ‘deu mole’.
É, o professor está sempre errado mas, se
você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!”
Teachers' Web Sites
"Você tem a capacidade de tocar vidas de inúmeras e maravilhosas maneiras. Dê graças a Deus por ser professor ou professora." Karen Katafiasz
Denilso de Lima
http://denilsodelima.blogspot.com/2007/03/in-on-at-quando-como-de-que-jeito.html
Tópico: Língua inglesa (envie sua dúvida!)
Domenico Carvalho
http://sites.google.com/site/voodacoruja/
Tópico: Filosofia e Ensino
Içami Tiba
http://www.tiba.com.br/index.asp
Tópico: Relacionamentos, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Ensino & Família
Joao Sedycias
http://www.sedycias.com/
Tópico: Ensino Superior (Ensino de Lingua Estrangeira)
José Serrano Freire
http://www.serranofreire.com.br/indexa.html
Tópico: Desenvolvimento Pessoal, Profissional & Motivação
Julio Cesar Araújo
http://www.julioaraujo.com/site/
Tópico: Ensino Superior (Gêneros Textuais e Estudos do Hipertexto)
Julio Cesar Furtado
http://juliofurtado.com.br/
Tópico: educação, aprendizagem significativa
Jocely de Deus Pinheiro
http://www.ccbreaders.blogspot.com/
Tópico: tudo sobre a obra The phantom of the opera
Liza
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/
Tópico: Material didático e textos sobre educação (sensacional!)
Lúcia Fidalgo
http://www.luciafidalgo.com/default.asp
Tópico: Leitura & Contação de Histórias
Marcio Vilaça
http://ube-164.pop.com.br/repositorio/19312/meusite/quemsou.htm
Tópico: Ensino de inglês
Marcos Meier
http://www.marcosmeier.com.br/
Tópico: Educação & Psicologia
Mericis Sachez
http://teacherweb.com/FL/SunsetLakesElementary/MrsSanchez/index.html
Tópico: Educação infantil (sensacional!)
Nilbo Nogueira
http://www.nilbonogueira.com.br/
Tópico: Psicologia
Pablo
http://inglespablo.blogspot.com/
Tópico: Língua inglesa
Professora Feliz
http://professorafeliz.zip.net/
Tópico: Artesanato (em EVA, etc.)
Rachel's English
http://www.rachelsenglish.com/
Roger Memória
http://kidsdesenho.blogspot.com/
Tópico: Oficina de desenho
Tania Zagury
http://www.taniazagury.com.br/
Tópico: Educação & Filosofia
Thaïs Cristófaro
http://www.projetoaspa.org/cristofaro/
Tópico: Fonética & Fonologia
Vera Menezes
http://www.veramenezes.com/
Tópico: Ensino Superior (Ensino de Línguas)
Vilson Leffa
http://www.leffa.pro.br/
Tópico: Linguística Aplicada
No comments:
Post a Comment
Leave your comment here! I'll be glad to answer your questions and comments.