W E L C O M E !

Olá pessoal! Este blog é para vocês, professores, alunos e amantes do ensino de inglês! Aqui, eu compartilho minhas ideias, descobertas, atividades e trabalhos dos meus alunos. Comente e dê sugestões! Grata pela visita e por usar este blog! Deus os abençoe! Angela.

Hi everyone, this blog is for you, teachers, students and ELT lovers! Here, I share my ideas, findings, activities and my students' works. Feel free to comment and suggest!
Thank you for visiting and using this blog! God bless you! Angela.



COMO COMPRAR/ HOW TO BUY MY BOOK

COMO COMPRAR/ HOW TO BUY MY BOOK
Brincar é coisa séria: atividades, dicas, jogos e paródias para aulas de inglês é um 'resource book' para professores de inglês com mais de 200 páginas de sugestões! ENVIE SEU PEDIDO PARA professora.angelacarvalho@gmail.com. Em Fortaleza, CE, o livro está à venda nas livrarias SBS, Acadêmica e Smile.

Teachers

Some cool websites for lab classes!



PROVA ORAL
Primeira prova oral para os alunos do curso Iniciante A (Colégio Militar de Fortaleza).

Após um mês de aula, nossa primeira provinha oral. 
Objetivos de aprendizagem a serem avaliados:
  • Utilizar os artigos A e AN.
  • Elaborar sentenças (afirmativa e negativa) com verbo to be e profissões.
  • Utilizar corretamente os pronomes He, She, They com a forma correspondente do To BE.
  • Identificar e produzir diálogos estudados durante as lições.

Em duplas, os alunos aproximam-se da mesa do professor e colocam os cartões com os artigos diante das palavras dispostas na mesa. 3 palavras para cada aluno.

Em seguida, os alunos observam fotografias de famosos e cada um elabora duas frases sobre a pessoa da foto escolhida (ex. Paulo Coelho: He is a writer. He's not an athlete).


O professor coloca as funções linguísticas nas faces do dado. Em seguida, joga o dado e a dupla apresenta o diálogo da função lançada.


Atenção: a avaliação é individual.



Quem tem medo de listening comprehension?

Os alunos sempre reclamam durante atividades de compreensão oral (listening exercises), mostram-se impacientes e, muitas vezes, frustrados.

"Não tô entendendo nada."
"Só entendi algumas palavras soltas."
"É muito difícil, professor."
"Só acerto se ouvir dez vezes!"

De fato, a compreensão torna-se difícil por uma série de razões, como por exemplo:
  • agrupamentos;
  • redundâncias;
  • formas reduzidas;
  • linguagem coloquial;
  • dicção dos falantes;
  • tonicidade;
  • entonação;
Podemos ajudá-los a "perder o medo" do listening por meio de procedimentos simples, pelo ensino de estratégias e, principalmente, pela aplicação regular de atividades de desta natureza. Nós precisamos entender, também, que há diferentes tipos de performance de compreensão que são exigidos dos alunos.
  1. Reactive - compreender a pronúncia para repetir.
  2. Responsive - processar as várias informações dadas pelo professor em classe.
  3. Intensive - focalizar um só componente do que se ouve.
  4. Selective - compreender informações específicas como nomes, endereços, direções, datas, fatos,eventos, etc.
  5. Extensive - compreender a ideia geral.
  6. Interactive - engloba as anteriores.
O aprendiz precisa saber que não é necessário compreender TODAS as palavras que ouve. Isso deve ser explicado ao primeiro contato com atividades de listening.

Antes de passar a gravação
  1. Explore o tema com os alunos.
  2. Liste, com a turma, o vocabulário que poderá ser utilizado.
  3. Deixe claro o que a  questão está pedindo.
  4. Liste possíveis respostas com a turma.
  5. Deixe claro que
Durante a gravação - devem ficar em silêncio e atentos enquanto ouvem.
Após a passagem  - confira as respostas com os alunos, verificando as estratégias utilizadas por eles.
Você pode conferir um toque lúdico à atividade. Passe a gravação mais uma vez e ao ouvirem a resposta gritam STOP e a resposta. Anote a resposta no quadro.
Boa aula :)

Need Halloween Activities?

Aproveitem! Have fun with cultural activities.

http://www.english-4kids.com/festivals.html
http://www.eslflow.com/Halloweenlessons.html
http://www.eslkidstuff.com/HalloweenGames.htm
http://www.elcivics.com/halloween
http://bogglesworldesl.com/halloween_worksheets.htm

Hot links for teachers
http://www.elllo.org/
http://www.teachingenglish.org.uk/
http://www.onestopenglish.com/
http://www.english-to-go.com/
http://www.puzzlemaker.com/
www.tefl.com/
www.englishjobmaze.com/
www.its-online.com/
www.eduplace.com/tales
http://www.its-myworld.com/
www.freerice.com/
http://www.mapasmentais.com.br/
http://moviesegmentstoassessgrammargoals.blogspot.com/
www.mapasequestoes.com.br/home/
http://www.letslets.com/
http://www.sundayschoolprintables.com/
http://www.toolsforeducators.com/










Revistas
APRENDIZAGEM
http://www.editoramelo.com.br/?page_id=3

AVENTURAS NA HISTÓRIA
http://historia.abril.uol.com.br/

EDUCAÇÃO
http://revistaeducacao.uol.com.br/

GALILEU
http://revistagalileu.globo.com/

HISTÓRIA VIVA
http://www2.uol.com.br/historiaviva/

NEW ROUTES
http://www.disal.com.br/

NOVA ESCOLA
http://revistaescola.abril.com.br/

PÁGINAS ABERTAS
http://www.paulus.com.br/periodicos/paginas.php

QUERUBIM
http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/


O professor está sempre errado
Este texto foi lido para mim pelos meus alunos do curso de inglês IBEUCE - SAT (1997). Uma daquelas turmas inesquecíveis! Meu Dream Team! Coincidentemente, encontrei-o, hoje, na Internet como parte de um texto que vale a pena ler. Confira mais textos do professor Sthefan Berwanger

Quando…
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um coitado.
Tem automóvel, chora de ‘barriga cheia’.
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta às aulas, é um “Caxias”.
Precisa faltar, é ‘turista’.
Conversa com os outros professores, está “malhando” os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama à atenção, é um grosso.
Não chama à atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances do aluno.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a ‘língua’ do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, ‘deu mole’.
É, o professor está sempre errado mas, se
você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!”

Teachers' Web Sites

"Você tem a capacidade de tocar vidas de inúmeras e maravilhosas maneiras. Dê graças a Deus por ser professor ou professora." Karen Katafiasz

Denilso de Lima
http://denilsodelima.blogspot.com/2007/03/in-on-at-quando-como-de-que-jeito.html
Tópico: Língua inglesa (envie sua dúvida!)

Domenico Carvalho
http://sites.google.com/site/voodacoruja/
Tópico: Filosofia e Ensino

Içami Tiba
http://www.tiba.com.br/index.asp
Tópico: Relacionamentos, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Ensino & Família

Joao Sedycias
http://www.sedycias.com/
Tópico: Ensino Superior (Ensino de Lingua Estrangeira)

José Serrano Freire
http://www.serranofreire.com.br/indexa.html
Tópico: Desenvolvimento Pessoal, Profissional & Motivação

Julio Cesar Araújo
http://www.julioaraujo.com/site/
Tópico: Ensino Superior (Gêneros Textuais e Estudos do Hipertexto)

Julio Cesar Furtado
http://juliofurtado.com.br/
Tópico: educação, aprendizagem significativa

Jocely de Deus Pinheiro
http://www.ccbreaders.blogspot.com/
Tópico: tudo sobre a obra The phantom of the opera

Liza
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/
Tópico: Material didático e textos sobre educação (sensacional!)

Lúcia Fidalgo
http://www.luciafidalgo.com/default.asp
Tópico: Leitura & Contação de Histórias

Marcio Vilaça
http://ube-164.pop.com.br/repositorio/19312/meusite/quemsou.htm
Tópico: Ensino de inglês

Marcos Meier
http://www.marcosmeier.com.br/
Tópico: Educação & Psicologia

Mericis Sachez
http://teacherweb.com/FL/SunsetLakesElementary/MrsSanchez/index.html
Tópico: Educação infantil (sensacional!)

Nilbo Nogueira
http://www.nilbonogueira.com.br/
Tópico: Psicologia

Pablo
http://inglespablo.blogspot.com/
Tópico: Língua inglesa

Professora Feliz
http://professorafeliz.zip.net/
Tópico: Artesanato (em EVA, etc.)

Rachel's English
http://www.rachelsenglish.com/

Roger Memória
http://kidsdesenho.blogspot.com/
Tópico: Oficina de desenho

Tania Zagury
http://www.taniazagury.com.br/
Tópico: Educação & Filosofia

Thaïs Cristófaro
http://www.projetoaspa.org/cristofaro/
Tópico: Fonética & Fonologia

Vera Menezes
http://www.veramenezes.com/
Tópico: Ensino Superior (Ensino de Línguas)

Vilson Leffa
http://www.leffa.pro.br/
Tópico: Linguística Aplicada

No comments:

Post a Comment

Leave your comment here! I'll be glad to answer your questions and comments.

Popular Posts