W E L C O M E !

Olá pessoal! Este blog é para vocês, professores, alunos e amantes do ensino de inglês! Aqui, eu compartilho minhas ideias, descobertas, atividades e trabalhos dos meus alunos. Comente e dê sugestões! Grata pela visita e por usar este blog! Deus os abençoe! Angela.

Hi everyone, this blog is for you, teachers, students and ELT lovers! Here, I share my ideas, findings, activities and my students' works. Feel free to comment and suggest!
Thank you for visiting and using this blog! God bless you! Angela.



COMO COMPRAR/ HOW TO BUY MY BOOK

COMO COMPRAR/ HOW TO BUY MY BOOK
Brincar é coisa séria: atividades, dicas, jogos e paródias para aulas de inglês é um 'resource book' para professores de inglês com mais de 200 páginas de sugestões! ENVIE SEU PEDIDO PARA professora.angelacarvalho@gmail.com. Em Fortaleza, CE, o livro está à venda nas livrarias SBS, Acadêmica e Smile.

Saturday, March 3, 2012

Lançamento do livro Brincar é coisa séria: atividades, dicas, jogos e paródias para aulas de inglês

IBEU-CE 1 de março de 2012 às 18h30 

Boa noite senhoras e senhores, autoridades presentes, ex-professores, colegas, alunos e ex-alunos, amigos e familiares. É com muita alegria que compartilho com todos vocês o lançamento do livro Brincar é Coisa Séria: atividades, dicas, jogos e paródias para aulas de inglês e desde já agradeço o carinho, a amizade e o interesse revelados em sua presença aqui nesta noite.

Agradeço as palavras sinceras e amáveis dos meus amigos e colegas, professor Renato Costa (Ibeu-Ce e Faculdade Sete de Setembro) e professora Cristina Borges (Ibeu-CE). 



O primeiro livro. Que aventura, senhoras e senhores! Foi até fácil começar, mas foi difícil acreditar quando terminou! (Liandro Roger, designer e ilustrador, que o diga!) Recapitulando todo o processo (e foram quase 4 anos de trabalho!) eu o descreveria como um turbilhão de sensações dadas as pesquisas, as releituras, as reescrituras, as revisões... sempre levando em conta o leitor-professor e a utilidade da proposta do livro na sua prática pedagógica.

Cortava aqui, acrescentava ali e era preciso lidar com a insistência da imaginação. Ela não para! As ideias brotam nos mais variados horários e nos locais e situações mais inusitados. Boas ou ruins, as idéias, querem sair e não adianta lutar! Elas martelam até você liberá-las. Um livro, um programa de TV, uma cena de filme, uma música, um anúncio, uma conversa... tudo produz faíscas na imaginação e pronto, você precisa anotar; tudo parece importante. O sono é tumultuado, porque as ideias não dormem e você, já refém do texto, precisa anotar, afinal, pode ser a peça que faltava no quebra-cabeça.

Há um lado difícil nessa caminhada: o isolamento que ela impõe. Apesar dos incontáveis diálogos aqui e ali sobre o texto, da doce companhia de quem se propõe a ajudar na caminhada, em especial os que se inclinam a ouvir, escrever nos priva de momentos em companhia da família, dos amigos...de um tempo que jamais voltará.

Mas como surgiu a idéia de um livro? Brincar é coisa séria: atividades, dicas, jogos e paródias para aulas de inglês é fruto de sugestões reiteradas de alunos em épocas diferentes de minha caminhada no magistério – ‘Professora, por que não escreve um livro?’ ‘Professora, a senhora já tem tanto material, por que não escreve um livro?’ Pois é, esse momento chegou em 2007.

Mas deixem-me contar um episódio que ocorreu, em 1997 no IBEU Centro. Eu me recordo claramente das palavras de uma aluna, uma professora de matemática, no final de uma aula. Ela ficou por ali ajeitando os livros para sair e disse: “Angela, eu gosto dessa aula porque não é só o livro, sabe? Tem outras informações, outras atividades, joguinhos e isso é bom para mim. Se fosse para ficar só no livro eu ficaria em casa, estudando só, né?”

Certamente ela não sabe, mas aquelas palavras me mostraram que eu talvez estivesse no caminho certo e me motivaram a oferecer sempre algo além do material didático. Como resultado, acumulei uma gama de atividades e propostas que hoje ajudam a compor este livro, em especial as atividades com músicas do capítulo 1.

O embrião desse capítulo está no trabalho iniciado em 1996 no IBEU Centro, em parceria com a professora Ana Cristina Gabasa (hoje no Maranhão). Nossa proposta era elaborar uma apostila com atividades baseadas em canções populares, o que iniciamos, mas não chegamos a concluir. Algumas atividades ao longo do livro derivam de outras que aprendi com meus trainees durante os anos que lecionei no curso de formação de professores (TTC); algumas aprendi com colegas de escolas de inglês; outras aprendi em oficinas; outras são resultados da observação diária de como os alunos aprendem e do que gostam de fazer em sala de aula. Mas muitas das propostas foram elaboradas durante os anos em que ministrei aulas no clube de conversação do IBEU Centro. 

Brincar é Coisa Séria é de leitura fácil e escrita simples. Pretendo ter uma conversa informal com o leitor-professor, tendo o lúdico como fio condutor. Ele foi concebido como uma fonte de recursos didáticos e de sugestões para auxiliar o professor no planejamento, na execução e na reflexão de sua prática pedagógica. Há sugestões para a organização do espaço da sala de aula, para a disposição de trabalhos dos alunos e para a confecção, o manuseio e a manutenção de materiais didáticos. As atividades são de fácil adaptação e o professor pode recriar a partir delas, afinal, a prática do professor não é limitada, é dinâmica, é criativa, é viva!

O livro está organizado em quatro capítulos. O primeiro: A música na sala de aula traz aplicações da música no ensino, por meio de atividades, paródias e jogos. O segundo capítulo, que dá nome ao livro, oferece ao professor jogos e atividades lúdicas para ensino e prática de pronúncia, gramática, vocabulário, leitura e escrita. O terceiro capítulo apresenta projetos, dicas de tarefas de casa para fazer com os pais, por exemplo, e atividades de escrita e de leitura que o professor pode facilmente realizar com suas turmas. Os projetos são as meninas dos olhos em Brincar é coisa séria. Todos são voltados ao desenvolvimento das habilidades de pesquisa e da habilidade oral numa perspectiva interdisciplinar. Os projetos foram todos testados nas minhas turmas do Colégio Militar de Fortaleza entre os anos de 2009 e 2011. O quarto capítulo, Classroom, sweet Classroom, traz dicas para a organização do material didático e da sala de aula.

Finalmente, a proposta é direcionada tanto a aulas regulares como a aulas diferenciadas de clubes de inglês, como os de conversação, de música, de leitura, ou como aulas de laboratório e de multimídia. Para auxiliar a pesquisa do professor, este livro traz uma vasta relação de sites, artigos e livros.

Preciso salientar que o lúdico não é o fim, mas o meio para a aprendizagem, como tantos outros recursos, através dos quais a aula, o espaço físico e a atmosfera tornam-se mais significativos, mais atraentes e mais prazerosos, contribuindo para a aprendizagem dos conteúdos e desenvolvimento dos saberes, sejam eles simples, sejam eles complexos.

Desejo, sinceramente, que este material possa cumprir o papel para o qual foi pensado e que possa servir a você, colega professor, da melhor forma possível.

E como nesta vida não fazemos nada sozinhos, Brincar é Coisa Séria foi escrito, editado e publicado graças a colaboração de muitos. Agradeço a todos que contribuíram para este momento. Agradeço aos meus pais por toda a doação, dedicação e apoio que sempre dispensaram a mim e aos meus irmãos. Agradeço ao meu esposo, Paulo, pelo apoio constante e incondicional. Meu amor, minha admiração e gratidão sempre por fazer parte de cada momento da minha vida. Agradeço a Deus por suas vidas! Que Ele continue nos abençoando.

Sou grata a Deus pela vida de todas as pessoas que de diferentes formas participaram desse projeto. Impossível listar todos agora. O músico, ex-aluno, colega, designer e ilustrador Liandro Roger. Como você é talentoso, paciente, gentil e sensível! Você captou todo espírito lúdico que eu queria neste livro. Débora Pamplona, minha formadora, e Marcello Carvalho, por testarem alguns jogos. Marcello Carvalho, obrigada por acreditar no meu trabalho por todos os anos que trabalhamos juntos. Mauro Pinheiro e Cristina Borges, pelo apoio sincero e por tudo que fizeram por mim quando precisei (e ainda fazem), vocês têm um lugar especial no meu coração. Glauce Lopes, grande professora, pela generosidade em revisar algumas atividades e apoiar esta iniciativa, acatei todas as suas sugestões. Patrícia Vieira, pelo entusiasmo diante do texto e pelas revisões; Edna Vasconcelos, pela amizade, pela leitura deste trabalho e pelas muitas parcerias (Edna ainda não voltou do Canadá!); Capitão Débora Geronasso, pelo apoio constante durante o ano decisivo na conclusão deste trabalho; Capitão Erandir Lima, sem a sua compreensão e colaboração, esta noite não teria sido possível, muito obrigada; Sofia, minha flor, sua generosidade sincera (tão grande que não cabe dentro de você) permitiu algumas horas a mais de trabalho na conclusão desse livro no ano que passou; Fernanda, por sempre compartilhar suas atividades e por ver uns errinhos na hora certa; só você para enxergá-los; Marcos Norelle, meu ex-professor, pela leitura das atividades de pronúncia; Dr. Luís Campos e Dinorah Nottingham, pela cessão deste teatro e o apoio a esta iniciativa; e tantas outras pessoas que tanto me ajudaram nesta aventura!

Renato Costa, meu irmão em Cristo, pela sua generosidade e por sua franqueza ao fazer a primeira leitura deste livro e por me lembrar que importa agradar a Deus e não aos homens. Você me ajudou a enxergar, a excluir e a reescrever o que não seria agradável a Ele. Não sei se consegui, mas fique certo de que muito refleti e de que tentei.

Meu agradecimento especial a esta casa pela a realização deste evento. Instituto Brasil-Estados Unidos, uma escola de onde fui aluna, onde aprendi a ser professora durante 15 anos e que me proporcionou a honra e a alegria de, ao lado de uma equipe comprometida com a educação, formar novos professores. Uma escola cuja política de trabalho tem permitido aos seus professores, há quase 70 anos, a liberdade criativa no ato de ensinar inglês. Uma escola que formou a grande maioria dos professores de inglês do Estado do Ceará.

Um agradecimento especial ao Francisco José (o Pessoa), que tão gentilmente nos ajudou nesses dias e hoje no som e na iluminação. Ao Vitinho e à Angela, minha xará, por trazerem o brilho da música a esta festa.  Às minhas amigas-irmãs de tantos anos que mesmo longe torcem sempre por mim e pelo esforço de estarem aqui hoje!

Agradeço a Deus por me presentear com todas as condições necessárias à realização desse projeto, por ter me sustentado até aqui e por ser paciente comigo! Agradeço mais uma vez pelos amigos e pela família maravilhosa que me Ele deu!

Agradeço imensamente aos meus alunos, a cada dia vocês me fazem querer ser uma professora melhor!

E uma vez mais, só tenho a agradecer a presença de todos nesta noite especial e lembrem-se, pais e professores presentes, brincar é coisa muito séria! A todos os presentes a minha sincera gratidão.

Boa noite!




Reconhecimento especial: 
A todos os meus professores da educação básica, homenageados na lembrança da dedicação de Edmar Correia, na alegria de Mônica e na disciplina de Dayse Bessa Rodrigues (in memorian).


A todos os meus professores do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará, homenageados na lembrança do compromisso de Vládia Borges, da dedicação e incentivo de Marcos Dodt (in memorian), na confiança de Patrícia Vaugham.



A família marcou presença no evento - Obrigada, meus amores!


A linda e suave voz de Angela Lopes e a sensibilidade de Victor Santiago ao violão! 

Meus ex-alunos do curso de Letras-Inglês - Obrigada, meus pupilos!

Leitura do discurso de lançamento

Agradeço ao Cerimonial Rafaela Mesquita






FOTOS: Victor Almada e Karusa
Contatos: professora.angelacarvalho@gmail.com 
Facebook: Angela Araújo

No comments:

Post a Comment

Leave your comment here! I'll be glad to answer your questions and comments.

Popular Posts